Transformador Trifásico

Dispositivo que tem como objetivo transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro. Este processo faz com que tensões ou correntes sejam induzidas, ou ainda podem alterar os valores das impedâncias ou de um circuito elétrico.

Transformador trifasico

Transformador trifasico preço Além do preço de transformador trifásico os transformadores trifásicos são dispositivos indispensáveis para que um sistema elétrico funcione adequadamente. Eles garantem o ajuste da tensão à demanda de produção, transmissão e fornecimento de energia; e operam alimentados por a óleo mineral ou vegetal, ou outro líquido isolante não inflamável. No Brasil, para se transmitir via corrente alternada utiliza-se tensões que vão de 138 a 745 kV (quilovolt). Por isso, para ligação de um gerador ao sistema, é preciso instalar um transformador trifásico.

Tipos de Transformador trifasico

Os transformadores trifásicos (chamados também de transformadores de potência) são utilizados para o rebaixamento ou a elevação da tensão e corrente elétrica em um circuito, sem alteração de potência do mesmo.

Um transformador dessa natureza dispõe de três transformadores internos. Uma vez acionados, eles podem aumentar ou diminuir a tensão, gerando tensões elétricas simples e compostas.

Há transformadores de distribuição: usados para fins de diminuição da tensão elétrica antes da chegada aos consumidores finais de empresas distribuidoras. Geralmente, são colocados em operação nos postes ou em pontos subterrâneos. Geram potência de 15 a 300 kVA (quilovolt-ampere). Existem ainda os de força: empregados para geração, transmissão e distribuição nas Subestações ou Concessionárias de energia. Sua capacidade é de 5 a 300 MVA (megavolt-ampere). Finalmente, para adaptar o nível de tensão às necessidades de consumo, são necessários outros transformadores.

Transformador trifasico Disponíveis na LS SILVA

Transformador a Seco
Transformador de Comando
Transformador Monofásico
Auto Transformador
Transformador de Corrente

Como um transformador trifásico funciona

Como o próprio nome sugere, ele é construído em três bobinas, cada um abrigando dois rolamentos: circuito primário e circuito secundário. Dessa forma, é possível realizar tensões simples e tensões compostas.

Além dele, existe também o transformador monofásico e o polifásico, dependendo do número de fases do transformador.

Para que serve um transformador trifásico?

Um transformador nada mais é do que um dispositivo que tem como objetivo modificar a tensão de um circuito a outro. Sua existência data de 1831, quando o lendário Michael Faraday o inventou a partir dos princípios do eletromagnetismo, o qual afirma que podemos criar correntes elétricas em circuitos, desde que o mesmo seja submetido a um campo magnético variável.

Dessa forma, ele é formado por enrolamento e núcleo, além dos acessórios complementares. Todos, em algum momento, já viram um transformador trifásico nas ruas, conectando a rede de energia elétrica do bairro.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS TRANSFORMADORES TRIFÁSICOS

No caso de transformadores trifásicos, são constituídos internamente de três transformadores monofásicos, como:

Têm 3 bobinas de entrada que chamamos primário;
Formato de ligação geralmente ligadas em triângulo;
3 enrolamentos secundários, estes, em formato de estrelas gerando um neutro.

Isso é necessário para conseguirmos em um só transformador as tensões simples e compostas. Assim, as mais variadas tensões elétricas podem ser facilmente adaptadas no mesmo transformador trifásico com a derivação de TAP ou seja, podemos ter tensões de entrada e tensões de saída em uma mesma bobina, aumentando as espiras, aumentamos as tensões que chamamos de derivações de tensões, chamadas de TAPs.

FUNCIONAMENTO DE TRANSFORMADORES TRIFÁSICOS

No momento em que ligamos o primário de um transformador trifásico, com a tensão que temos, iniciamos o processo de transmissão de uma corrente elétrica no primário, esta corrente será limitada pela impedância que temos no sistema, esta corrente variando com tempo irá gerar uma indução magnética no núcleo do aço silício.

O aço silício magnetizado irá induzir uma corrente elétrica no enrolamento secundário com limitação da relação de tensão aplicada, esta corrente elétrica irá ser diretamente proporcionalmente ao consumo do equipamento que será ligado.

Transformador trifasico mais competitivos É na LS SILVIA

Transformador trifasico com qualidade? É na LS SILVIA

Para saber mais sobre Transformador trifasico, prazos de entrega, tipos e qual a melhor solução para a correção de fator de potência, entre em contato conosco e faça um orçamento!

Auto Transformador

Transformador de Corrente

Transformador Trifásico

Telefone

(11) 4705-9065 / (11) 4156-1282
whatsapp (11) 9 9758-1124

Endereço

Rua Gilberto Carvalho, 271
Polvilho - Cajamar - SP